POSCOHR - Portuguese Speaking Countries Observatory on Human Rights

Carla de Marcelino Gomes

Subdiretora e Associada Fundadora do POSCOHR

Carla de Marcelino Gomes

Jurista especializada em Direitos Humanos, exerce a função de Diretora de Projetos e Investigadora no IGC/CDH, onde trabalha desde setembro de 2001. É Codirectora do Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária organizado pelo IGC/CDH e pela Brigada de Intervenção do Exército Português, desde 2010, colaborando com esta Brigada, desde 2002. Integra o corpo docente da Pós-graduação em Direitos Humanos do IGC/CDH, desde 2002, e leciona no Mestrado de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique, desde 2013. Lecionou no European Master´s Degree in Human Rights and Democratisation (2007 e 2008), integrou o seu curriculum group (2009) e, nesse âmbito, coorienta teses, desde 2009.

Doutoranda em “Política Internacional e Resolução de Conflitos”, na Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, programa de Doutoramento integrado no consórcio de Universidades do European Doctorate Enhancement in Peace and Conflict Studies-EDEN. Realizou períodos de mobilidade no Instituto Pedro Arrupe de Direitos Humanos, na Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha, como bolseira da Marie Curie Fellowships (2008/2009) e, posteriormente, como bolseira da Fundação Ciência e Tecnologia (em 2011 e em 2012). Encontra-se a desenvolver a sua tese nas áreas da justiça de transição e das crianças associadas a forças e a grupos armados (crianças-soldado). Concluiu o European Master’s Degree in Human Rights and Democratisation (EMa-Itália, 2001), com tese sobre Tráfico Humano - Tráfico Infantil na África Central e Oestedesenvolvida no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, Itália, em colaboração e com o apoio do Innocenti Research Centre, Unicef, em Florença, Itália. Licenciada em Direito (1996), pela Universidade de Coimbra, desenvolveu estudos na Universidade de Leuven, Bélgica (1994-95), na Universidade de Utrecht, Países Baixos (1994), e no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália (2000).

Participa regularmente, como docente/oradora, em eventos relacionados com as suas áreas de especialização, em Portugal e no estrangeiro (Angola, Brasil, Cabo-Verde, EUA, Eslovénia, Federação da Rússia, Irlanda, Moçambique, Timor-Leste, etc.).

Tem várias publicações na área dos Direitos Humanos, tendo sido cocoordenadora da versão em língua portuguesa do livro Compreender os Direitos Humanos- Manual de Educação para os Direitos Humanos” (2013), executado em parceria com o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Graz (Áustria) e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), livro este já lançado no Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. É coautora do livro “Os Direitos Fundamentais em Timor-Leste – Teoria e Prática” (2015), executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça de Timor-Leste. É membro do Conselho Editorial de revistas da especialidade e participa habitualmente em grupos temáticos de reflexão (think tanks).

Participa em projetos e ações de formação sobre Direitos Humanos, nacionais e internacionais, neste último caso, destaque para contextos de reconstrução pós-conflito e de cooperação para o desenvolvimento, particularmente, em matérias de construção institucional, de redação legislativa, de formação técnica e de conceção de materiais didáticos, em colaboração com entidades governamentais, ONU e ONG.

Participa ativamente em atividades associativas e cívicas.